Saúde e prevenção: o papel da mulher na luta contra o câncer de mama

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a saúde feminina. Mais do que falar sobre prevenção, este é um convite para que cada mulher se coloque como prioridade no cuidado com o corpo e com a mente. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre os principais cuidados para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, reforçando a importância de manter uma rotina de autocuidado durante o ano inteiro.

 

Cuidados preventivos

A prevenção começa com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Consultas periódicas com o ginecologista são essenciais para manter os exames em dia. Entre eles, estão o exame preventivo (papanicolau), que ajuda a detectar alterações no colo do útero, o autoexame de mama, e a vacinação contra o HPV, importante para reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.

Após os 40 anos, é fundamental incluir a mamografia na rotina de exames. Essa ação é poderosa aliada para detectar precocemente o câncer de mama e outras condições de saúde.

Vale lembrar que a mulher também tem direito ao acesso gratuito a preservativos e orientações de saúde nas unidades de Atenção Primária, fortalecendo o cuidado preventivo de forma integral.

 

Leia também: Saúde preventiva: exames simples que podem salvar vidas

 

Atenção aos sinais do corpo

O corpo dá sinais quando algo não vai bem, e saber identificá-los pode salvar vidas.

 

Nas mamas

Fique atenta a mudanças no formato ou tamanho das mamas, presença de secreção nos mamilos (fora do período de amamentação), coceira persistente ou caroços percebidos no autoexame.

Ao notar qualquer alteração, procure seu ginecologista para uma avaliação. Exames como mamografia ou ultrassonografia mamária podem ser solicitados para investigar a causa. Caso haja nódulos, a biópsia é o passo seguinte para confirmar se são benignos ou malignos e iniciar o tratamento adequado.

 

Na região íntima

Odor forte, corrimento, coceira, dor durante ou após a relação sexual, sangramentos e dor pélvica também são sinais de alerta. Essas alterações podem indicar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou até mesmo alterações no colo do útero. O papanicolau é fundamental para prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, além do uso regular de preservativos e da vacina contra o HPV.

 

Mais qualidade de vida

Cuidar da saúde vai além dos exames. Alimentação balanceada, prática regular de atividade física e atenção à saúde mental são fundamentais para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Um estilo de vida saudável fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir diversas doenças.

O Outubro Rosa é um lembrete para que toda mulher olhe para si com carinho. Quanto mais cedo as doenças são identificadas, maiores são as chances de tratamento e cura, garantindo bem-estar e autonomia para viver com mais qualidade de vida.

 

Cuide de você hoje mesmo

A prevenção começa com uma atitude: agende sua consulta, faça seus exames e incentive outras mulheres a cuidarem de si. Nossa equipe está pronta para acolher você, com atendimento humanizado, estrutura completa e profissionais especializados. Entre em contato e dê o primeiro passo para cuidar do seu corpo e da sua saúde.

 

Cuide da sua saúde com o LAK

O LAK Hospital Dia oferece uma estrutura completa para você cuidar da sua saúde. 

Com diversos profissionais qualificados, tenha acesso a consultas médicas e tratamentos com qualidade, segurança, profissionalismo, e o carinho que você merece.

Não hesite em buscar atendimento com os nossos profissionais sempre que precisar. Entre em contato pelos números: (47) 3422-6565 / (47) 99958-0542.

 

LAK Hospital Dia

Gente que faz bem.

Compartilhe esse conteúdo!
Share:

Leia também